Linguagem nerd

Ví uma foto interessante e que me levou a escrever sobre a linguagem própria daqueles que trabalham com tecnologia, principalmente com informática. Um dia desses estava andando de carro e ví um logo a minha frente com um adesivo escrito o seguinte:

root@localhost

Uma pessoa que não conheça o sistema operacional Unix e seus descendentes, tal como o Linux, jamais entenderia o que quer dizer essa frase; ou seja, essa é uma declaração de que quem colou aquele adesivo é um nerd, assim como eu tenho orgulho de dizer que sou. Antes de fazer a apologia aos nerds que gradativamente tomaram e tornaram o mundo um lugar melhor, vou traduzir a frase acima que significa simplesmente eu sou o chefe do pedaço, porque root é o usuário mestre de um sistema Unix, e localhost é a máquina, ou host, em que ele se encontra, e o @ significa em ou seja, root@localhost.

Uma outra imagem facilmente compreendida por quem gosta de informática e sabe o que é SGML é a que coloquei logo abaixo:



A foto simplesmente pede o fim da guerra. Quem não tiver entendido pode me escrever que eu terei o maior prazer em explicar, e não sinta vergonha em perguntar, até mesmo uma das características mais marcantes de qualquer nerd é a curiosidade :-)

Comentários

Postagens mais visitadas