Tudo que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito

Todos os dias vejo pessoas que aparentam estar insatisfeitas com o que fazem, com a sua profissão, e isso acredito eu, está muitas vezes ligado a falsas expectativas em torno da atividade que escolheram exercer.

Existem pessoas que enveredam por uma profissão esperando com ela obter admiração, respeito e dinheiro; como acontece com muitos médicos e advogados, que além de tudo querem ser chamados de doutores.

Mas também existem aqueles que exercem profissões sem o glamour das anteriormente mencionadas, mas que são felizes com o que fazem, e muitas vezes mais bem sucedidos que aqueles que fazem o que não gostam.

Me lembro bem de um dia em que estava em frente a empresa de um cliente, homem bem sucedido que tinha feito fortuna apesar da origem humilde; e ele estava conversando com um marceneiro, proprietário de uma empresa especializada em móveis para lojistas. Quando acabou a conversa o meu cliente entrou no seu carro, um mercedez benz; enquanto o marceneiro entrou no seu, uma ford explorer com aparência de muito nova, e ambos foram embora; fiquei pensando que aquele marceneiro provavelmente ganhava muito mais dinheiro do que muitos dos "doutores", que eu conhecia.

A partir das observações que tenho feito na vida, e das minhas próprias experiências cheguei a uma norma que adotei em minha vida, e que ilustra o título desse texto, que é:

"Tudo que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito"

Ou seja, se for para fazer algo a que você não se dedique para fazer bem feito, não o faça. Por isso quando fui soldado do Exército Brasileiro, quis ser um ótimo soldado, quando tornei-me profissional de informática, quis sempre "fazer bem feito"; e quando tornei-me Pai de Família mais ainda.

E qual o grande impulso para fazer bem feito ? O amor pelo que se faz; por isso é tão importante buscar sempre fazer o que lhe dá satisfação pessoal, e na escolha de uma profissão isso é fundamental, para que você não se torne, como tantos, um profissional pela metade, sem amor pelo que faz, daqueles que quer ser chamado de doutor sem nunca ter feito o esforço necessário para obter depois de graduado, um mestrado e finalmente um doutorado.

Na vida faça o que fizer, faça com amor, faça bem feito.

" Escolha um trabalho que você ame fazer, e assim não terá de trabalhar um único dia de sua vida"
Kung-Fu-Tzu

Comentários

Postagens mais visitadas